terça-feira, 21 de setembro de 2010

Os sketch-books

Por Gabi Domingues

“Um sketchbook (ou sketch-book, ou até mesmo “caderno de rascunhos”) é o que significa: um caderno para sketches (“rascunhos”). Estes cadernos servem para rascunhar todo e qualquer tipo de coisa”.*

*de: http://design.blog.br/design-grafico/a-importancia-de-sketch-books


Qualquer mesmo, utilizo para estudar história da arte, otimizar a produção da Semana de Quadrinhos, anotações diversas, desenhos e idéias. Não acho que deva ter uma lógica, adoro criar a partir de um caos pré-ordenado.


Acredito na reutilização de papeis velhos, desenhos que não deram certo, aquelas aquarelas que não tiveram um fim completo, para a criação do seu caderno de bolso, utilize apostilas, sacos de pão, jornais, recortes de revistas, tudo está valendo – utilizo até livros antigos como sketch-books.


A idéia é livre e o conceito é ter um livro experimental seu de idéias, então em vez que comprar um bonitinho e super caro, vale bem mais em conta fazer um, e acredite – estou fazendo um bem rápido enquanto escrevo esse post.


Aqui seguem links ótimos para a sua produção e a baixo esquematizei uma aula minha para os meus alunos de criação em moda, a aula de sketchbooks será para fechamento de módulo, reavaliação de conceitos e teorias e livre expressão na identificação do seu próprio caderno criativo, afinal, a capa desse livro pode falar muito sobre quem você é.


Como fazer:

Rápido e prático: http://www.elianatine.com.br/wp-content/uploads/2010/01/booklet.jpg

De http://www.elianatine.com.br/sketchbook-1/

Tutorial de encadernação: http://prea.wordpress.com/2008/09/22/learning-object-objeto-de-aprendizagem-sketch-book-tutorial-sketch-book-como-fazer-sketch-book-design-ufes-encadernacao/

Ótimo blog sobre o assunto: http://montalvomachado.com.br/blog/?p=909



- Aula prática – curso de Moda e Criatividade – confeccionando idéias com arte:

Material didático experimental

-Primeira etapa:

Criar junto com os alunos um caderno de anotações livre, com materiais recicláveis.

Podem ser usados diversos materiais mais resistentes para a capa e folhas usadas.

O processo do caderno é livre apresentando junto aos alunos algumas referencias de confecção.

Podem ser utilizados pedaços de tecido para a capa e etc.

OBS: Indico um caderno simples de 10 folhas, que podem ser grampeados ou colados uma folha a outra, um bom grampeador prende todas as folhas, é possível fazer bois bolos de papéis grampeados ou mais, e na capa prender todos esses papeis.

- Segunda Etapa:

Fazer um resumo pontuando os principais conteúdos de todo o módulo: auto-retrato, corpo, cor – cores primárias, secundárias, misturas de cores, Anita Malfatti e visita ao CCBB, corpo-humano e suas medidas.

Para que possam ser feitas anotações sobre os conteúdos...


Gabi Domingues

@gabidasflores

http://gabidasflores.carbonmade.com/

Um comentário:

  1. Olá Gabi,
    Agradeço a indicação dos links.
    Desejo muita arte na sua vida.
    Abs e bjs mil.
    Eliana Tiné.

    ResponderExcluir