Apresentação



"A fim de que a vocação da UFRJ como um dos mais importantes celeiros na formação de quadrinistas e estudiosos do assunto seja reconhecida, é importante mostrar que vários dos expoentes dos quadrinhos e manifestações afins, como a ilustração, o humor gráfico e a literatura, tiveram nesta instituição sua formação".
(Martins de Castro)



A Semana de Quadrinhos da UFRJ é um projeto conjunto da Escola de Belas Artes (EBA) e da Escola de Comunicação (ECO), cujo objetivo é inserir no meio acadêmico o debate sobre a importância dos quadrinhos enquanto arte, estética, literatura, comunicação visual, composição narrativa e leitura imagética.


O objetivo do projeto é criar um ambiente integrador entre academia e sociedade,  abrindo espaço para as discussões pertinentes aos Quadrinhos em suas mais diversas formas, por meio de debates, oficinas, exposições, palestras, simpósios e outros, sempre contando com a participação de pesquisadores, artistas, comunicadores, estudantes e educadores.


Desde ilustradores, chargistas, caricaturistas e desenhistas das mais variadas vertentes, até designers especializados em storyboards e infográficos, passando por teóricos e pesquisadores, os alunos da UFRJ terão acesso a uma ampla gama de informações e repertório teórico e prático, em contato direto com quem pesquisa e produz quadrinhos no Brasil.


A Semana de Quadrinhos da UFRJ também objetiva selecionar e publicar textos acadêmicos e iniciar uma publicação que reúna a prática dos alunos ainda não profissionalizados às obras de autores consagrados.


O evento destina-se não somente a discutir a relação da Academia com os quadrinhos, bem como ampliar este debate para além das portas da Universidade. Para este fim, todas as atividades, tanto externas quanto no âmbito dos campi da UFRJ, são abertas ao público em geral.


Dessa forma, a Semana de Quadrinhos da UFRJ estreita os vínculos com a sociedade, estudantes, pesquisadores e profissionais desse ramo que engloba tantas áreas diferentes da prática artística, de comunicação e de educação.