sexta-feira, 19 de março de 2010

Começamos hoje.





Alô alô pessoas!!


Este é o blog atual e oficial da Semana de Quadrinhos, projeto conjunto da Escola de Belas Artes e da Escola de Comunicação da UFRJ. Estamos aqui para contar as novidades sobre o projeto, falar de trabalhos que estão sendo feitos por aí, postar aqui artigos, resenhas, entrevistas, material de artistas novos e veteranos, ajudar a divulgar novas publicações e eventos, bem como tudo mais relacionado ao universo dos quadrinhos.


Um pouco sobre nós:


A Semana de Quadrinhos da UFRJ surgiu à partir de uma iniciativa dos alunos da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ no ano de 2006. Esse evneto visava mostrar ao público a importancia das Histórias em Quadrinhos (HQs) como um veículo de comunicação e sua capacidade como veículo educativo, para os mais diferentes fases da educação, tanto para jovens quanto para adultos. A 2º Semana de Quadrinhos aconteceu em 2007, também por iniciativa da ECO e visava os mesmos propositos da edição anterior.


A 3º Semana de Quadrinhos, realizada em 2008, passou a contar, no inicio, com a ajuda dos alunos da EBA, visando um intercambio entre as faculdades, que, infelizmente, não ocorreu. Assim, essa edição foi feita apenas pelos alunos da EBA. A proposta desse edição, além de manter as das outras edições, era a de levar esses debates sobre HQs para fora das cercanias da UFRJ; essa edição acabou ocorrendo fora do meio acadêmico, em parceria com o SESC, na sua filial de Madureira. Mantendo as caracterisitcas dos eventos anteriores, esse evento acabou tendo uma repercussão muito positiva, levando a uma nova parceria entre a UFRJ e o SESC, para mais uma edição do evento.


Agora, estamos às vesperas da 4º Semana de Quadrinhos e, dessa vez, com a parceria ECO/EBA, somado ao SESC-Madureira. Essa edição irá ocorrer em maio na EBA (Campus da UFRJ-Fundão); nos SESC-Madureira (endereço) e na ECO (Campus da UFRJ-Praia Vermelha). E esse ano, o evento irá homenagear Angelo Agostini, pois fazem 100 anos do seu falecimento. Angelo Agostini, foi um dos pioneiros do quadrinho brasileiro e um dos primeiros no Brasil a usar as charges como forma de crítica ao governo monárquico.


Então, acompanhem esse blog para ficar sabendo da programção do evento e outras noticias do mundo dos quadrinhos!


O Editor.





Abaixo, algumas fotos da III Semana de Quadrinhos da UFRJ, realizada em 2008, no SESC Madureira.






Viver é recordar...


Fellipe Albuquerque, Carlos Hollanda, Diego Novaes, Gabrielle Domingues, Thaís Spínola e André Dahmer.

Oficinas na III Semana de Quadrinhos.

Debate com os cartunistas Marcio Malta, o Nico, Amorim, Carlos Latuff e Diego Novaes.

2 comentários:

  1. avisem sobre a semana desse ano para que eu noticie no jornal do brasil, como sempre

    estou a disposição para palestrar tb

    abraços

    Pedro de Luna
    Jornal do Brasil / Quadrinhos
    www.jblog.com.br/quadrinhos.php

    No jb de hoje, segunda, saiu uma materia minha no B sobre o futuro das tiras de jornal

    ResponderExcluir
  2. vamos voltar?
    se precisar de uma mão na roda, já sabe!
    beijocas!

    Thais Spínola.

    ResponderExcluir